domingo, 19 de março de 2017

Memórias de uma flor

Às vezes quando a noite cala e muitos dormem, o sono para mim demora a chegar. Nesse intervalo, o pensamento fervilha em ideias, projetos, sonhos...Há muito espaço. Neste intervalo, costumo ler um pouco.
Nesta noite de sábado, 18, foi uma dessas de sono curto. Mas que prazer tive ao pegar nas mãos o livro da nossa varzealegrense Artemísia Sátiro, com o título “Memórias de uma flor”. Não conheço a autora pessoalmente. O livro foi presente do casal Edicélio e Dra. Socorrinha
.
Mergulhei nas suas memórias. A obra é uma narrativa intimista. Fala muito de sua família. De sua infância perpassada de Cariús a Várzea Alegre. Do carinho da família. Do Sucesso como professora e da vida no Rio de Janeiro. Narra o cotidiano sertanejo que não abandonou Artemísia Sátiro na cidade maravilhosa apesar dos anos que a tudo transforma.

Lembranças suas da escola, dos amigos, do carnaval e da rural. Dos banhos de rio, do convívio com todos de forma muito integrada. Há uma mistura de sua história com outras histórias como a do nosso amigo Dr. Raimundo Sátiro.

Me encantou a forma otimista como Artemísia Sátiro enfrentou dificuldades e carrega em cada letra assentada no papel esse sentimento vibrátil de que é possível vencer com fé e determinação.

Obrigado pelo presente que nos enriquece o conhecimento.

Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...