quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Introdução à Teoria Geral da Administração

Fechando a leitura do livro “Introdução à Teoria Geral da Administração”, nona edição, de 2014, obra do consagrado autor Idalberto Chiavenato.

Esse é um livro indispensável no currículo de toda e qualquer pessoa que deseje conhecer sobre a ciência da administração. Foram alguns meses de leitura e de estudos que valeram a pena.

No Brasil, os cursos de graduação em Administração são novos em comparação a outras ciências. O curso foi criado pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. Portanto, tem 52 anos incompletos em janeiro de 2017.

Nos Estados Unidos, os primeiros cursos na área de administração surgiram em 1881, ainda no século XIX, com a fundação da Wharton School.

Feito esse breve relato do nascimento do curso de administração, volto ao livro. É uma obra primorosa, uma viagem pela principais correntes e pensamentos que formataram e continuam contribuindo para uma ciência que tem se aperfeiçoado ao longo dos tempos.

O livro nos coloca frente a frente com os mais consagrados nomes influenciadores da administração como Frederick Taylor, Henri Fayol, Elton Mayo, Frederick Herszberb, Max Weber, Peter Drucker, entre outros.

Introdução à Teoria Geral da Administração é um profundo estudo que não se limita à história, mas que mergulha nas teorias, explora seus conceitos, dar dicas, critica essas teorias, sugere aplicação, eleva o nível com diversos exercícios. Reflete o passado da administração com seus desdobramentos e aponta as tendências futuras.

As abordagens Clássica, Humanista, Neoclássica, Estruturalista, Comportamental, Sistêmica, Contingencial e as novas abordagens são devidamente explicadas.

Me impressiona o quanto a administração é uma ciência complexa, englobando influências de outras ciências, tais como sociologia, matemática, psicologia, tecnologia da informação, entre outras.
Posso concluir que administração é uma ciência complexa e ao mesmo tempo apaixonante. Uma ciência que evolui com o homem que vive em mudanças comportamentais devido ao seu próprio ambiente, em constante transformação.

Introdução à Teoria Geral da Administração, foi um investimento financeiro, cujo preço, um pouco “salgado”, cá pra nós, se transformou em valor e conhecimento e isso não tem preço.

Marcos Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...