terça-feira, 22 de novembro de 2016

Crescendo na crise

Empresários de todo o Brasil chegam ao final de 2016 numa tremenda briga com a crise econômica para manter as portas de suas empresas abertas.
Na verdade, não é mesmo nada fácil. A crise, que muitos insistem em querer fechar os olhos para ela, fez e faz um estrago dando, e muitas empresas tiveram que fechar as portas.

Mesmo aqueles empresários que dizem que não querem participar da crise, eles serão afetados por ela. Não tem essa de dizer: Eu não tenho crise, ou, minha empresa não conhece a crise.

Mesmo que você seja extremamente otimista e mesmo que você insista em afirmar que não faz parte da crise, ela já afetou ou vai afetar sua empresa, na parte em que ela é mais sensível, nas finanças.

Só para se ter uma ideia do quanto essa crise é pesada, em 2016, o mercado varejista deverá somar, ao final do ano, 6% de perdas. As pessoas estão dizendo que vão comprar menos no natal e muitas outras estão guardando suas reservas temendo o pior. Então, a crise está aí e é forte.

Diante dos fatos, constatamos que não dá para ir para a luta sem conhecer o adversário. Por essa razão, o conhecimento sobre a crise pode ser, de fato, o sucesso para as empresas.

Você pode até me questionar: Como você falou só em crise e nossas empresas pode ter sucesso neste momento de turbulência?
Muito bem. Vamos ao que interessa neste momento de crise e de oportunidade de crescimento.

Essa não é nossa primeira crise. Já atravessamos momentos muito ruins da nossa economia, inclusive com inflação galopante e que todos os dias nosso dinheiro diante dos produtos valia menos e as maquininhas de remarcação chegavam a esquentar de tanto trocar preços de produtos.

Mesmo, assim, empresas que acreditaram no seu potencial, se organizaram e não abandonaram a luta, sobreviveram. E escaparam porque foram competentes, criativas, competitivas e ousadas.

O certo é que, em tempos de crise, as pessoas vão continuar comprando. Pode ser até numa quantidade moderada, mas, sempre haverá gente comprando, trocando, fazendo negócios. E essas pessoas só fazem negócio com quem está no mercado.

Quem vai ficar com a fatia do dinheiro nesta crise e manter seus negócios, são as empresas que não desistem da luta, conhecem o oponente, sofrem o ataque, mas, revidam com inteligência, se mostram como alternativa e como solução para os resolver os problemas dos seus clientes.

A crise é uma oportunidade, como nunca existira, para configurar a troca de mão do dinheiro. As empresas que desistiram da luta, ou seja, que estão baixando as portas, estão deixando no mercado dezenas, centenas, milhares de clientes, que vão continuar comprando. Sua empresa tem que está pronta para receber essa fatia do mercado.

Então, pare de reclamar. Fale sobre crise com a confiança de um vencedor. Conheça a crise e saiba quais os seus pontos fracos e os pontos fortes que sua empresa tem para combate-la com eficiência. Você é capaz e sua empresa agradece.
Marcos Filho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...