terça-feira, 4 de outubro de 2016

Reciclagem dos políticos

Nossos políticos, no mínimo, precisam passar por uma reciclagem. Muitos ainda tratam de lidar com questões importantes para a sociedade como se o povo vivesse como há séculos.
Esse anacronismo tem que ser corrigido. A disseminação do conhecimento, com o advento e proliferação dos meios de comunicação, especialmente das redes sociais, mudou comportamentos das sociedades, mesmo estas localizadas nos mais distantes rincões do Brasil.
Mais pessoas com acesso à educação e mais pessoas enveredando pelo caminho da universidade, seja ela física ou virtual, tem influenciado sobremaneira novas posturas da sociedade.
O Povo começa a assumir maior protagonismo na política, resultado da consciência, por meio do conhecimento, de que todo poder emana do povo.
Sendo assim, as questões relativas ao que é próprio da sociedade, como a entrada e aplicação de verbas públicas, pagamento de salários de parlamentares, prefeitos e servidores, passam a ser questões fiscalizadas e acompanhadas.
A reciclagem dos nossos políticos em situação de anacronismo ou de vetusto passa pela condição de abrirem as mentes para compreender que as coisas mudaram.
O momento exige um político desprovido de qualquer aberração coronelista. O político atual deve ser aberto, democrático, aceitar a participação popular como uma solução para os problemas das cidades e não como empecilho.
Aos poucos, os favores prestados para poucos e que sustentam muitos políticos no poder, começam a ser trocados pela política pública que favorece a todos.
É reordenamento do corpo social cobrando, não privilégios particulares, mais que os benefícios públicos, bancados com dinheiro público, beneficie a coletividade.
Já que nossa política é velha e com nomes sempre velhos, sempre ligados a oligarquias e a grupos, é hora da reciclagem. Os políticos não podem ficar presos no passado. Os coronéis da política devem ser enterrados e só podem retornar como figura histórica, hodiernamente, sem valor real.
Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...