Há um infame ditado popular no meio corporativo que diz que
“quem não está contente que vá embora“. É o tipo de fala utilizada em culturas
organizacionais baseadas no medo. Isso dava bastante certo há décadas, mas,
caso você ocupe uma posição de liderança em 2016, prepare-se para as
consequências ao proferir essa frase.
Perder um ótimo funcionário é algo terrível. Há a despesa de
encontrar, integrar e treinar seu substituto. Há a incerteza sobre o rendimento
do novo colaborador. Há a dificuldade do resto da equipe até que a posição seja
preenchida.
Às vezes, há uma sólida razão por trás da decisão de ir
embora — problemas de relacionamento, motivos pessoais ou uma proposta muito
boa para ser rejeitada. Nesses casos, mesmo que seja uma transição difícil, não
há nada que você possa fazer.
E quanto ao resto?
Manter seus melhores funcionários começa com entender o
porquê de as pessoas saírem. Em um artigo publicado no site Inc, a autora Lolly
Daskal explica algumas razões pelas quais os colaboradores se demitem, que
traduzo agora para o português.
1 – Excesso de hierarquia
Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de
atuação, cada local de trabalho precisa de estrutura e lideranças, mas uma
organização extremamente vertical deixa os trabalhadores infelizes. Se os
gestores cobram ótimos resultados, mas não valorizam a geração de ideias e
centralizam o poder de decisão, não espere que metas sejam alcançadas. Valorize
as boas ideias e dê liberdade para que elas sejam colocadas em prática. Ninguém
fica feliz ao ter que se reportar para três ou quatro níveis hierárquicos que,
muitas vezes, sabem menos sobre determinado assunto.
2 – Excesso de trabalho
Qualquer função desempenhada passa por alguns períodos de
estresse e sobrecarga, mas nada suga tanto a energia — física e mental — de um
colaborador quanto o excesso de trabalho. E, muitas vezes, são os melhores
funcionários — os mais capazes e comprometidos — que ficam mais
sobrecarregados. Constantemente esses caras assumem mais e mais tarefas e
projetos mostrando-se pró-ativos, mas esbarram na ausência de reconhecimento —
como promoções e aumentos de salário — e logo desanimam. E quem poderia
culpá-los? Você sentiria o mesmo.
3 – Visões vagas
O trio “missão, visão e valores” muitas vezes é meramente
figurativo. Um enfeite num quadro bonito na recepção da empresa ou em seu
website. Não há nada mais frustrante do que olhar para uma visão preenchida com
sonhos altos, mas nenhuma tradução dessas aspirações em objetivos estratégicos
que as tornem viáveis. Sem essa conexão, tudo é papo furado. Por que uma pessoa
talentosa gastaria seu tempo e energia para apoiar algo indefinido? Os
colaboradores gostam de saber que estão trabalhando para um bem maior, não
apenas para que a roda gire.
4 – Falta de reconhecimento
Mesmo as pessoas mais altruístas querem ser reconhecidas e
recompensadas por um trabalho bem feito. É a natureza humana. Quando você deixa
de reconhecer o esforço de seus empregados, você não está só os desmotivando,
mas também perdendo a maneira mais eficaz de gerar melhores resultados. Se seu
orçamento é limitado para bônus e promoções, há muitas formas de baixo custo
para fornecer o reconhecimento — uma palavra de apreço é gratuita. É bastante
conveniente pedir que o funcionário “vista a camisa da empresa” enquanto ela
não veste a dele. Pense nisso.
5 – Estagnação
Ninguém gosta da ideia de estar no mesmo lugar, fazendo as
mesmas coisas, pelos próximos 05 ou 10 anos — por mais que você ame seu
trabalho, novos desafios e atividades são importantes para seu crescimento. As
pessoas gostam de sentir que ainda podem progredir em suas carreiras e que todo
o trabalho duro será recompensado. Nós precisamos de aspirações. Se não há um
plano de carreira e estrutura para o crescimento dos colaboradores, eles
provavelmente procurarão isso em outro lugar. Nesse meio tempo, o cara que ouve
que “quem não está contente que vá embora” — e não o faz de imediato por ter
suas contas para pagar — estará muito mais propenso a se sentir infeliz no
trabalho e, com isso, ser menos produtivo e ter um desempenho abaixo da média.
***
Muitas pessoas que deixam seus empregos o fazem por causa de
seus chefes, não pelo trabalho ou pelo ambiente da empresa. Pergunte a si mesmo
o que pode fazer para conduzir seus colaboradores adiante e começar a fazer as
mudanças necessárias para mantê-los.
Matheus de Souza - Escreve sobre empreendedorismo, marketing
digital, criatividade e produtividade em seu blog pessoal
(www.matheusdesouza.com) e no LinkedIn Pulse — onde seus artigos ultrapassaram
2 milhões de visualizações —, além de ter textos publicados em diversos sites
como o AméricaEconomía, G1, Jornal do Empreendedor, Portal Administradores e
CONTIoutra. É sócio e Growth Hacker do Projeto CR.U.SH, startup focada em
mobiliário digital e design open source que foi premiada no Sinapse da Inovação
2016 como uma das 100 startups mais inovadoras do estado de Santa Catarina.
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