quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Mais “Nós”, menos “Eu”

Freepik
O trabalho em equipe dentro das empresas ou nas organizações é considerado pilar e sucesso do empreendimento. Uma boa equipe, focada no trabalho é tudo o que uma empresa deseja, pois sabe que os resultados somam e geram lucratividade.

Uma equipe bem entrosada, que entende a missão, que passou pelo planejamento, organizando o trabalho a ser feito, faz fluir as tarefas, evitando embaraços, estresse e fortalece o conjunto.

Trabalhar em equipe é ir muito além do eu. É utilizar o pronome nós para o que dar certo e para o que não saiu como o planejado.

O trabalho em equipe atinge todos os níveis da gestão. Nasce no setor estratégico, desce ao nível tático e se materializa no nível operacional.

Por isso em cada nível, tudo deve ser muito bem discutido e planejado para evitar retrabalhos, correção de rotas não previstas nas fases estratégicas e táticas.

Para evoluir nas tarefas em equipe é premente que se tenha uma comunicação perfeita e para isso é preciso eliminar os ruídos, forçando a tarefa passar por caminhos mais curtos para atingir sua finalidade.

A equipe também precisa respirar. Mesmo com todos os seus membros sob pressão para os resultados, é preciso confiar na equipe. Deixar que ela crie suas estratégias, suas rotas para solução de problemas e criatividade na construção de resultados.

Os líderes planejam e as equipes executam. O líder participa, cobra, cobra e participa, mas sempre permitindo a criatividade, a exposição de ideias, correndo na linha de que tudo tem seu tempo, seu espaço e seu valor, vendo na equipe capacidade para resolver.

Então, trabalhar em equipe, é muitos mais “NÓS” do que "EU". É mais que um amontoado de gente numa sala, com cada um sendo mestre de tudo e com pouca praticidade, o que compromete os resultados finais.

Então, quando pensar em equipe, pense em Planejar, Organizar, Controlar, Executar, Permitir, Participar e Comemorar resultados.

Bom trabalho a todos.


Marcos Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você conhece o seu pior inimigo?

Não importa onde você esteja ou o que está fazendo, seu pior inimigo está sempre com você - seu ego. "Não é o meu caso", você p...